A previdência do INSS
A previdência mais conhecida entre os brasileiros é do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Sabe por quê? Todos os trabalhadores empregados pelo regime CLT precisam, obrigatoriamente, contribuir com o INSS.
A previdência funciona como um tipo de poupança ou investimento que é feito para garantir aos trabalhadores, após o encerramento das atividades profissionais, um salário futuro para que não fiquem desamparados e sem dinheiro.
Pense assim: um trabalhador passa anos e anos trabalhando e contribuindo uma quantia por mês para a previdência para que, na hora certa, possa receber esse valor novamente. E quando é a hora certa? no momento em que decide ou precisa interromper suas atividades remuneradas. Ou seja, o grande objetivo da previdência é garantir que o aposentado (a) receba uma renda no futuro depois de anos de esforço e trabalho duro.
A previdência social funciona como um seguro ao trabalhador brasileiro, ou seja, além de garantir o direito à aposentadoria por idade e tempo de contribuição, a previdência também pode ser utilizada em casos de invalidez laboral, gravidez, doenças, desemprego, etc.
Todas as contribuições feitas aos aposentados saem do Fundo da Previdência do país. Aqueles trabalhadores que contribuem são chamados de segurados ou beneficiários.
Existem três categorias de aposentadoria pública no Brasil:
- Regime Geral da Previdência Social (RGPS)
- Regime Próprio da Previdência Social
- Regime da Previdência Complementar
Alternativa ao INSS
No Brasil, a previdência se subdivide em duas categorias principais: Previdência Social (INSS) e Previdência Privada aberta ou fechada.
Esse tipo de previdência é uma alternativa às soluções da Previdência Social e os trabalhadores podem recorrer a essa modalidade para poupar dinheiro por conta própria.
Existem vários opções privadas para os trabalhadores que buscam a contribuição por conta própria. Mas a dúvida que fica: é melhor buscar uma solução privada ou optar pela contribuição do INSS?
É importante que você saiba que existem outras alternativas e soluções de aposentadorias no país para que possa planejar melhor o seu futuro depois de tanto trabalho e esforço.
Além disso, é importante que você entenda que os benefícios do INSS são um direito garantido a todos os trabalhadores que se enquadram no regime CLT no Brasil, ou seja, àqueles que passam a vida trabalhando e têm o direito de receber um dos benefícios de aposentadoria ao final de suas atividades.